Equador registra transmissão comunitária da variante Ômicron

Casos da variante Ômicron têm se espalhado pelo Equador
Casos da variante Ômicron têm se espalhado pelo Equador Cristina Vega Rhor/AFP - 24.12.2021

O Ministério da Saúde do Equador registrou nesta segunda-feira (27) a transmissão comunitária em todo o país da variante Ômicron do coronavírus, após a detecção de novos casos no porto de Guayaquil, um dos primeiros focos da pandemia na América Latina.

"Em Guayaquil houve três novos casos preocupantes da variante Ômicron, o que significa que [a transmissão] já é comunitária", declarou o ministério em nota, acrescentando que há "um total de 24 (contágios) em todo o país".

Até o momento, foram identificados 18 casos de Ômicron na província costeira de Guayas, cuja capital é Guayaquil, e seis na região andina de Pichincha, onde fica Quito. Além disso, o ministério investiga 27 outros casos suspeitos.

"Todos os casos, tanto confirmados como suspeitos, estão sob cerco epidemiológico", acrescentou o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, há um "aumento significativo no número de casos positivos de Covid-19 na província de Guayas".

Diante do aumento de infectados, o município de Guayaquil decidiu restringir o funcionamento de bares e boates, proibiu festas de final de ano, vetou bailes em hotéis e salões de eventos e reduziu a capacidade dos estabelecimentos comerciais para 50%.

Guayaquil, com 2,7 milhões de habitantes, foi um dos primeiros focos da pandemia na América Latina. Entre março e abril do ano passado, os sistemas de saúde e fúnebre da cidade entraram em colapso, o que levou a pessoas mortas serem deixadas nas ruas.

O Equador implementou a vacinação obrigatória contra a Covid-19 a partir dos 5 anos de idade na sexta-feira (24). O país relata 542.960 casos de coronavírus (3.067 por 100 mil habitantes) e 33.650 mortes.

A nação andina, na qual vivem 17,7 milhões de pessoas, tornou-se o primeiro país latino-americano a exigir imunização contra o coronavírus de seus habitantes.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, descartou o confinamento da população diante da expansão da variante Ômicron, detectada em novembro na África do Sul e transmitida com mais facilidade do que outras.

 



from R7 - Saúde https://ift.tt/3mAgVKw
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário