OMS: Sair de quarentena é processo lento e depende do sistema público

Países como a Itália não tinham rede de saúde preparada para a pandemia
Países como a Itália não tinham rede de saúde preparada para a pandemia Andrea Fasani / EFE-EPA - 29.3.2020

A pandemia do novo coronavírus pegou todos os países de surpresa e mostrou a falta de preparo e investimento nos sistemas públicos de saúde em todos os continentes, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde). Esta situação se revelou catastrófica em países como Itália e Espanha, que não tinham equipamentos suficientes para tratar a quantidade de pacientes infectados pela covid-19, e interfere nos processos de retomada das atividades econômicas sociais.

A organização defendeu a suspensão lenta e gradual das quarentenas e restrições pelo mundo. Tudo depende, justamente, da capacidade dos sistemas de saúde estarem preparados e equipados para saber onde o vírus está e encontrar e rastrear outros possíveis casos.

Para a OMS, nos países em que as quarentenas foram suspensas sem problemas posteriores eles tinham a infraestrutura dos sistemas de saúde em ordem. Os especialistas da organização tem repetido que as medidas de isolamento social, entre elas o confinamento total, são importantes para ganhar tempo em relação ao vírus.

Isso significa preparar as redes de saúde e epidemiológicas para identificar qualquer possível novo foco. Para controlar o vírus é necessário identificar e rastrear os casos, testá-los e tratar os doentes, segundo a OMS.

Cloroquina

A OMS anunciou na segunda-feira (25) que havia suspendido os testes com a cloroquina, defendida por presidentes como Jair Bolsonaro e Donald Trump no tratamento do covid-19, depois que pesquisas concluíram que o medicamento não é eficiente no combate a doença e aumento o risco cardíaco.

Nesta quarta-feira (27), a França proibiu o uso da hidroxicloroquina, com exceção de testes clínicos, mas o medicamento não pode mais ser usado no tratamento de pacientes de covid-19.

A OMS reconheceu que há países que seguem usando o remédio no tratamento de doentes, que é usada sob supervisão clínica, e reiterou que a cloroquina é útil no tratamento de doenças como lúpus e malária, mas a preocupação da organização é unicamente com pacientes de covid-19.



from R7 - Saúde https://ift.tt/2zrEfoM
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário