Fazer restrição a glúten e lactose, como Mayra Cardi, não é indicado

Mayra Cardi fez festa para a filha com cardápio sem glúten, lactose e açúcar
Mayra Cardi fez festa para a filha com cardápio sem glúten, lactose e açúcar Reprodução

A musa fitness Mayra Cardi, 36, fez uma festa para a filha com um cardápio sem glúten, lactose e açúcar. Os organizadores do evento definiram o menu em um post no Instagram como “gastronomia totalmente saudável”. Mas, segundo a nutricionista funcional e gastróloga Gabriela Cilla, esse tipo de restrição só deve ser feito para quem tem alergia ou intolerância alimentar. Tirar esses ingredientes definitivamente da dieta não é recomendado.

“Não há necessidade de terrorismo nutricional como faz Mayra Cardi. Se a pessoa diminuir o consumo, já irá sentir diferença em sua saúde". Ela acrescenta que não existem alimentos “bons” ou “ruins”, tudo depende da quantidade e do modo como eles são consumidos.

O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e malte, portanto, está na composição de alimentos como cerveja, pães, bolos e iogurtes. Já a lactose é o açúcar do leite. Cilla explica que ambos podem desencadear processos inflamatórios no organismo.

Leia mais: Transtorno faz com que pessoas não consigam parar de se cutucar

Por isso, a ingestão contínua e exagerada desses alimentos pode ser prejudicial. “Alimentos com teor inflamatório fazem o processo bioquímico do corpo ficar ‘sujo’. A retirada de substâncias tóxicas do corpo fica prejudicada e órgãos como o fígado têm a sua função diminuída, assim, ocorrem alterações na pele, unhas e cabelo, por exemplo”, explica Cilla.

"Então, as pessoas que sempre comem sanduíche por ser mais prático, isso se torna prejudicial porque se torna um hábito", exemplifica. "Quem faz a exclusão desses alimentos vai sentir diferença, por exemplo, na pele e no inchaço abdominal, mas não é apenas isso que deve ser lavado em conta para uma alimentação saudável", acrescenta a nutricionista.

Leia mais: Usar fralda sem necessidade, como Larissa Manoela, traz risco à saúde

Para as crianças, é recomendado moderar o consumo, mas não fazer restrição porque o organismo precisa se acostumar com esses componentes e criar resistência. "É interessante que se tenha contato com produtos de qualidade, por exemplo, uma bisnaguinha e iogurtes naturais. A criança tem que experimentar de tudo para formar o seu próprio hábito alimentar", afirma Cilla.

A nutricionista ressalta que alimentos com fermento lático na composição ajudam a criar imunidade. "Eles representam quase toda a flora intestinal, que protegem o organismo", esclarece.

Fazer restrição a glúten e lactose gera intolerância alimentar?

De acordo com Cilla, tirar esse alimentos da dieta não gera intolerância alimentar, apenas deixa o organismo mais sensível ao processo inflamatório. “Isso é um mito. Se a pessoa fica muito tempo sem consumir, quando ela consome, por conta do potencial inflamatório, o corpo responde de uma forma mais agressiva", explica.

Ela diz que a situação é igual a de uma pessoa que cortou bebida alcoólica e, quando volta a ingeri-la, fica bêbada com um copo de cerveja. "O organismo está limpo e acostumado a ficar sem aquele padrão alergênico e, quando você o introduz, a reação pode ser abrupta, causando inchaço e diarreia. Mas isso varia, tem gente que não sente diferença".

Leia mais: Como os raios do sol influenciam o seu cocô

O glúten e a lactose também não engordam. Eles dificultam o processo de emagrecimento por mexer com a capacidade do organismo de eliminar toxinas. "Mas a maioria dos produtos que contêm glúten são muito ricos em carboidratos, esses sim engordam se consumidos em excesso", esclarece. 

Quem come glúten ganha barriga? Veja mitos e verdades sobre a proteína

 



from R7 - Saúde https://ift.tt/326Eb62
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário