MG descarta infecção por variante ômicron em paciente que veio da África

MARIANA DURÃES

SÃO PAULO, SP

A secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais descartou a suspeita de infecção pela variante ômicron em uma paciente internada com Covid-19 em Belo Horizonte. A mulher, que não tomou a vacina contra o coronavírus, testou positivo para a doença após chegar da República do Congo, na África.

Por meio de nota, a pasta informou que o exame de sequenciamento genético realizado pela Funed (Fundação Ezequiel Dias) descarta a suspeita, e que trata-se de uma outra variante "já identificada anteriormente na França, República do Congo, Gana, Itália, Inglaterra, Espanha e Estados Unidos."

"A linhagem B.1.640, até o momento, não é classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma Variante de Interesse (VOI) ou Variante de Preocupação (VOC)", diz a nota. Segundo a secretaria, a mulher de 33 anos está internada desde a última segunda-feira (29) no hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira, e apresenta "boa evolução" em seu quadro de saúde.

A paciente começou a ser monitorada e entrou em isolamento desde o domingo (28), quando procurou uma UBS (Unidade Básica de Saúde). De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, saiu da República do Congo no dia 17 de novembro e fez escalas na Turquia e em São Paulo antes de chegar à capital.

A SES-MG informou, ainda, que não há nenhum outro caso suspeito de variante ômicron em investigação em Minas Gerais. A pasta também ressaltou a importância de "manter o cumprimento dos protocolos sanitários e do esquema completo de vacinação" para o combate e enfrentamento da pandemia.

ÔMICRON NO BRASIL

O Brasil tem cinco casos confirmados de infecção pela variante ômicron. Dois deles no Distrito Federal e três em São Paulo. Todos os pacientes infectados voltaram recentemente de viagens da África do Sul e Etiópia. Nenhum deles apresentou complicações da doença até o momento.

Além de Minas Gerais, o Rio de Janeiro também descartou infecção pela variante ômicron do novo coronavírus em uma mulher que voltou recentemente de viagem da África do Sul. Neste caso, o sequenciamento genético mostrou a presença da variante delta, já é predominante na cidade.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal também testou seis pacientes que viajaram próximos aos dois passageiros de Brasília que estão infectados com a ômicron. Todos os resultados foram negativos para o vírus.

O post MG descarta infecção por variante ômicron em paciente que veio da África apareceu primeiro em Jornal de Brasília.



from R7 - Brasil https://ift.tt/31jVNRF
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário