EUA: especialistas alertam sobre maior risco de infecção no Natal

Variante Ômicron do coronavírus é mais transmissível que as outras cepas
Variante Ômicron do coronavírus é mais transmissível que as outras cepas Freepik

O principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, alertou sobre o maior risco de transmissão da variante Ômicron com as viagens de Natal, afirmando que a nova cepa está "devastando o mundo”.

Especialistas americanos fazem um apelo à população para que use máscara e se vacine com a dose de reforço, pois antecipam um aumento brusco no número de casos nas próximas semanas.

Em entrevista ao programa Meet the Press, da NBC, Fauci alertou sobre a “capacidade extraordinária de disseminação” da variante Ômicron e o maior risco de infecção, mesmo em pessoas vacinadas.

“Uma coisa que está clara é a extraordinária capacidade [da Ômicron] de propagação, a sua capacidade de transmissibilidade”, disse Fauci. “Ela está devastando o mundo”, afirmou.

Fauci explicou que a nova variante do vírus Sars-CoV-2 tem um período de duplicação de dois a três dias em certas regiões do país, o que significa que se tornará dominante nos EUA.

“Vai ser difícil. Não podemos fugir desse cenário porque, com a Ômicron, enfrentaremos semanas e meses difíceis à medida que avançamos no inverno. Vamos assistir a uma pressão significativa em algumas regiões do país, no sistema hospitalar, principalmente nas áreas onde existe baixo índice de vacinação”, explicou.

Com a aproximação da época festiva, os especialistas alertam sobre o maior risco de contágio e de infecção pela nova variante. Apesar de não recomendarem aos vacinados que cancelem as viagens, as pessoas devem tomar alguns cuidados.

Apelo à vacinação

O alerta de Fauci ocorre uma semana depois de os EUA terem ultrapassado 800 mil mortes por Covid-19 e assistirem a um aumento de 17% nos casos e de 9% nos óbitos.

Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), disse ao programa Face the Nation, da CBS, que o número de casos de infecção pela variante Ômicron aumentará de forma significativa nas duas próximas semanas e fez um apelo à vacinação.

"Se foi vacinado e recebeu a dose de reforço, está muito bem protegido contra a variante Ômicron, que pode causar doença grave. Qualquer um que esteja ouvindo esta mensagem e pertença aos 60% dos americanos elegíveis para uma dose de reforço mas ainda não se vacinou, esta é a semana para fazer isso. Não esperem", apelou Collins.

Fauci e outros especialistas explicam que a imunização por si só não evitará a disseminação da Ômicron, mas estão confiantes em que o risco de doença grave ou de morte é amplamente reduzido com a vacinação.

Collins mostrou-se preocupado com os 27% dos americanos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. “A Ômicron é uma versão totalmente nova [do vírus] e tão diferente que tem as propriedades para evitar os benefícios das vacinas e de outras medidas que tomamos”, afirmou o diretor do NIH.

O presidente americano, Joe Biden, planeja fazer um discurso nesta terça-feira (21) sobre a evolução da Covid-19 no país. Fauci antecipou alguns pontos que poderão ser abordados no discurso de Biden:

“O presidente vai enfatizar várias coisas: a vacinação com a dose de reforço, a vacinação das crianças, a disponibilização de mais testes e equipes de urgência, porque sabemos que vai haver maior necessidade de internações”.

Em algumas regiões dos EUA, os hospitais estão ficando novamente superlotados com doentes de Covid-19 e a expectativa, segundo os especialistas, é que as coisas piorem.

A variante Ômicron já foi detectada em 43 dos 50 estados americanos e em 90 países até o momento.

 



from R7 - Saúde https://ift.tt/3smshWl
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário