Doria mantém redução de intervalo para a dose adicional para 4 meses

Mais de 136 milhões de pessoas possuem o ciclo vacinal completo no país
Mais de 136 milhões de pessoas possuem o ciclo vacinal completo no país Brendan McDermid/Reuters - 23.02.2021

Em entrevista coletiva em Nova York, o governador João Doria afirmou, neste sábado (4), que São Paulo vai manter a redução no intervalo do prazo de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Na quinta feira (2), o tucano havia anunciado a redução no prazo de cinco para quatro meses, mas um dia depois a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pediu a reavaliação da decisão.

"São Paulo vai seguir orientação do Comitê Científico, que define as medidas de combate à pandemia desde o primeiro caso de Covid no estado. A Anvisa não tem poder de determinar e proibir decisões estaduais", disse o governador paulista. "O STF (Supremo Tribunal Federal) ratificou recentemente que cabem aos estados definir as políticas de vacinação e de saúde."

Em nota enviada à Prefeitura de São Paulo nesta semana, a Anvisa afirmou que não tem como garantir que os "benefícios superam os riscos" se a dose de reforço for aplicada em quatro meses, independente da vacina ofertada. A agência também afirmou que os dados disponíveis ainda não são suficientes para adoção e reprodução da Anvisa. Com a disseminação da variante Ômicron, a capital também decidiu alterar o cronograma entre as doses.

A Anvisa alertou, ainda, que a redução generalizada do intervalo para a aplicação da dose de reforço "pode favorecer o aumento e o aparecimento de reações adversas desconhecidas".

A medida é válida para quem tomou duas doses dos imunizantes da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer. No caso do imunizante de dose única da Janssen, o reforço poderá ser recebido a partir de 2 meses.

O governo de São Paulo também decidiu manter obrigatoriedade do uso de máscaras diante da nova variante Ômicron.



from R7 - Saúde https://ift.tt/3rCmbkq
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário