PSDB: Doria e Virgílio aprovam novo aplicativo de votação

Governador de SP, João Doria, e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, em coletiva
Governador de SP, João Doria, e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, em coletiva Augusto Fernandes/R7 Brasília

Pré-candidatos do PSDB à Presidência da República, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto concordaram com a decisão tomada pelo presidente da legenda, Bruno Araújo, de escolher uma nova empresa para fornecer um aplicativo de celular a fim de que o partido conclua a votação das prévias presidenciais.

Segundo Doria, a nova ferramenta permitirá que as eleições sejam finalizadas até o próximo domingo (28). “A nossa posição é favorável à nova tecnologia adotada pelo PSDB para que as prévias sejam realizadas de forma segura, soberana e ampla, para complementar a votação iniciada no último domingo. Por razões tecnológicas, ela não foi concluída. Mas até o próximo domingo ela será completamente concluída”, disse Doria, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (23).

Mais cedo, o PSDB anunciara nas redes sociais que havia sido "vítima de um problema técnico nas prévias para escolher seu candidato à Presidência da República” e que buscava um meio para retomar o processo. Segundo o partido, “já há empresa que será submetida ao teste de estresse [que avalia a vulnerabilidade do partido a invasões] por todas as candidaturas”. Além de Doria e Arthur Virgílio, é pré-candidato o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

As votações das prévias deveriam ter sido finalizadas no domingo (21). No entanto, o aplicativo desenvolvido pela Faurgs (Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul) apresentou falhas, e a maioria dos 44,7 mil filiados que haviam se habilitado para participar da eleição não conseguiu registrar o voto. Em razão disso, o partido decidiu trocar de empresa.

Segundo Arthur Virgílio, a nova empresa “entra para dar segurança de podermos fazer as prévias, conseguir muita fluência na votação e chegar a um resultado que seja expressivo. As pessoas são especializadas. Já fizeram mais de 30 transmissões, não têm contencioso jurídico, nunca tiveram problema na contagem, apuração e conferência dos votos. Eles estão carimbados”, destacou.

Prefeito de Jundiaí (SP) e coordenador tecnológico das prévias do PSDB, Luis Fernando Machado disse que, após os testes para averiguar a segurança do novo aplicativo, a votação das prévias pode ser retomada já nesta quarta-feira (24).

“Nós nos sentimos, neste momento, respaldados. A ferramenta tem nível de maturidade e de consolidação já testado. A partir da abertura do processo, e quando o fluxo de votantes for aceitável, acredito que o presidente [Bruno Araújo] vai determinar o início do processo de votação nas próximas horas.”



from R7 - Brasil https://ift.tt/30Ombmp
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário