PSDB conversa com três empresas para garantir prévias

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, entre os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e João Doria (São Paulo)
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, entre os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e João Doria (São Paulo) Divulgação

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que o partido buscou pelo menos três empresas para viabilizar um novo aplicativo para concluir a votação das prévias que decidirão qual será o candidato do partido na eleição presidencial de 2022. Disputam o posto os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

Segundo Araújo, a partir das 22h desta terça-feira (23), o partido e as equipes dos três candidatos farão testes de estresse com o aplicativo de uma das empresas. Esse processo avalia a vulnerabilidade da ferramenta a invasões. Na quarta-feira (24), por volta de 11h, o partido vai divulgar os resultados do teste. Caso eles sejam satisfatórios, o PSDB dará sequência à votação. Caso contrário, o aplicativo de outra empresa será avaliado, assim sucessivamente.

“Nós já estamos em conversas paralelas com uma segunda empresa, uma terceira empresa no sentido de se essa [a primeira] não passar por razões de avaliação, nós já temos mais duas empresas em processo de conversação com o partido”, explicou Araújo, em coletiva nesta noite.

“[Sendo aprovado o novo aplicativo] é esperar uma posição técnica das candidaturas em relação a avaliação dos sistemas que estão em diálogo sobre contratação se eles suportam o critério de segurança que cada candidatura e o partido definem. Feito isso, abre-se o processo para conclusão do resultado das prévias e anunciar o candidato do PSDB”, acrescentou o dirigente tucano.

As votações das prévias deveriam ter sido finalizadas no domingo (21). No entanto, o aplicativo desenvolvido pela Faurgs (Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul) apresentou falhas, e a maioria dos 44,7 mil filiados que haviam se habilitado para participar da eleição não conseguiu registrar o voto. Em razão disso, o partido suspendeu a votação e decidiu trocar de empresa.

Araújo espera que as votações sejam retomadas, “no mais tardar”, na quinta-feira (25). No entanto, caso os testes desta terça-feira atestarem a segurança do aplicativo em avaliação, ele diz ser possível retomar a votação “em alguma hora” desta quarta. “Mas volto a dizer: depende, objetivamente, se houve uma conciliação entre a autorização técnica do partido e das campanhas. Se não acontecer, já há uma segunda empresa em conversação e já há uma terceira empresa em conversação.”

Segundo o presidente do PSDB, a intenção é divulgar o resultado das prévias no próximo domingo (28). De todo modo, haverá segundo turno caso nenhum candidato receba 50% dos votos. “A expectativa é nós operarmos com todo vigor para terminar no domingo. Domingo terá o resultado se todas essas fases que nós colocamos aqui de forma transparente forem resolvidas. Torcemos para isso. A garantia são variáveis que dependem desse conjunto de de situações que a gente relatou”, disse Araújo.



from R7 - Brasil https://ift.tt/3DRLyBW
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário