Pressões nos preços são mais persistentes do que o projetado, diz BCE em ata

Banco Central Europeu

Ainda que o Banco Central Europeu (BCE) espere que a inflação atinja seu pico no quarto trimestre de 2021 e modere ao longo de 2022, os membros do comitê do BC comum concordaram que as pressões nos preços são mais persistentes do que o projetado em setembro, e os dois principais problemas na oferta - os gargalos na cadeia de produção e os altos preços de energia - podem afetar a retomada econômica da zona do euro, segundo mostra a ata da reunião de política monetária realizada entre 27 e 28 de outubro pelo BCE, publicada nesta quinta-feira, 25.

De acordo com o documento, os dirigentes ainda não veem as pressões sendo repassadas para efeitos de segunda rodada, que indicariam inflação sustentada na zona do euro. Mas com a atual incerteza sobre a perspectiva para os preços, as autoridades entenderam como necessário monitorar de perto as expectativas de médio prazo, uma vez que o mercado se mostra cada vez mais preocupado com a inflação acima do esperado.

A incerteza do mercado quanto à inflação e a retomada contribuiu para um aumento no prêmio de risco, mas a forte alta recente nos juros de longo prazo não devem segurar a recuperação econômica, prevê o BCE.

De qualquer forma, o BCE ainda espera que, no médio prazo, a inflação anual retorne à meta de 2%, à medida que os choques atuais sobre a inflação perdem força. Quanto ao crescimento, os dirigentes do BC comum avaliaram que a recuperação segue forte, ainda que tenha perdido um pouco do fôlego recentemente, refletindo o cenário global.

Para o BCE, os riscos à atividade estão equilibrados e a evolução da retomada depende do rumo da pandemia de covid-19 e do avanço na vacinação contra a doença. Com uma taxa de desemprego de 7,5% em agosto, a participação europeia no mercado de trabalho seguia bem abaixo do nível do período anterior à crise, notou o BCE.

Estadão Conteúdo

O post Pressões nos preços são mais persistentes do que o projetado, diz BCE em ata apareceu primeiro em Jornal de Brasília.



from R7 - Brasil https://ift.tt/3HQvcvL
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário