Dia da Consciência Negra: cidades têm atos contra o racismo

Manifestação na avenida Paulista, em São Paulo
Manifestação na avenida Paulista, em São Paulo ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO 20.11.2021

Movimentos negros do país encabeçaram manifestações contra o racismo neste sábado (20). Em São Paulo, manifestantes se reuniram na 18ª edição da Marcha da Consciência Negra. Entre as pautas levantadas, o governo federal foi alvo de críticas das pessoas que acompanhavam as intervenções na avenida Paulista. Um dos motes dos protestos foi intitulado "Fora, Bolsonaro racista".

A pauta econômica, que envolve a fome e o desemprego, foi um dos pontos levados pelos manifestantes em cartazes e faixas, assim como a defesa da vida no contexto da pandemia do novo coronavírus e a favor da democracia.

Houve registro de ações em Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, entre outras capitais e cidades do Brasil e do exterior, como em Londres.

A data foi instituída por meio da Lei  nº 12.519, de 2011, como marco de luta do povo negro, para conscientizar a resistência ao longo da história. Faz homenagem a um dos símbolos do enfrentamento da escravidão: Zumbi dos Palmares. Morto em 20 de novembro de 1695, foi o responsável pela criação do Quilombo dos Palmares, que abrigou centenas de pessoas que foram escravizadas.

No Rio, o monumento em homenagem ao líder negro reuniu centenas de pessoas, com apresentações artísticas e celebração de religiões de matriz africana.



from R7 - Brasil https://ift.tt/32mgM6r
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário