Brasil imunizou menos que países europeus nos quais a Covid avança

Brasil é o 66º em ranking de totalmente imunizados
Brasil é o 66º em ranking de totalmente imunizados Reprodução/Flickr

Se o avanço dos casos de Covid-19 em países da Europa pode parecer uma realidade distante do Brasil, que se aproxima das 300 milhões de doses aplicadas, o percentual de imunizados nessas mesmas nações é maior do que aqui.

O governo federal se vangloria de o Brasil ser o terceiro país no mundo que mais aplicou vacinas contra a Covid, mas, proporcionalmente, ele é apenas o 66º no ranking de percentual da população totalmente imunizada.

De acordo com o site Our World In Data, coordenado por professores da Universidade de Oxford, com dados atualizados na quarta-feira (17), 60,04% dos brasileiros estão imunizados (tomaram duas doses da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer ou uma da Johnson).

A Áustria, que decidiu nesta semana impor um lockdown para conter a elevação de casos, tem 64,25% de totalmente imunizados. A Alemanha, com 67,33%, decidiu endurecer as medidas para evitar a proliferação do vírus,

Reino Unido tem 67,60%; França, 68,95%; Itália, 72,89%; Holanda, 73,48% Espanha, 80,26% e Portugal, 87,78%.

Neste sábado (20), o diretor regional da OMS (Organização Mundial de Saúde), Hans Kluge, alertou que se a Europa não tomar providências urgentes, o continente corre o risco de ter mais 500 mil mortes na pandemia até março de 2022.

Na opinião do diretor da OMS, é preciso estimular ainda mais a vacinação e voltar a tornar obrigatório o uso de máscaras.

Doses da Johnson

Os 60% alcançados pelo Brasil podem cair se for levada em conta a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta semana. Ele afirmou que quem tomou apenas uma dose da vacina Johnson precisa de uma segunda aplicação para ser considerado imunizado.

O assunto, no entanto, causou polêmica por ser uma decisão unilateral do ministério, divulgada antes dos estudos sobre o tema que o laboratório promete entregar nos próximos dias e por ir contra o posicionamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que continua considerando o imunizante como de dose única.

Se a decisão da pasta for mantida, ocorrerá outro problema: falta imunizantes da Johnson em todo o país.

Brasileiros precisam tomar a segunda dose

O governo federal promove neste fim de semana uma campanha que intitulou de mega vacinação para convencer a população a tomar a segunda dose.

Segundo o painel do Localiza Sus, 155 milhões de brasileiros têm a primeira dose registrada, mas o número cai para 125 milhões em relação à segunda - são pessoas que ainda não alcançaram a data marcada para completar a imunização ou desistiram de ir aos postos no momento adequado.

O tema da campanha  é “proteção pela metade não é proteção”. Em cada estado e município, as secretarias de Saúde irão definir esquemas nos postos de vacinação para atrair os atrasados.



from R7 - Brasil https://ift.tt/3Fw8g2Y
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário