Quando estudar

quando estudar

Quando o assunto é estudos para concursos públicos, todos querem posicionar esse momento na rotina diária da forma que renda o máximo possível. Na hora de escolher esse posicionamento vem a pergunta: quando estudar?

Ao longo do dia e da vida você cria as suas rotinas. Acordar em determinado horário, toma um café, assiste TV, estuda. Tudo isso tem seu momento ao longo do seu dia, assim como a forma que essas tarefas serão realizadas.

O malefício da rotina

Temos a tendência em acreditar que o estudo deve acontecer em determinado momento do dia e que deve ocorrer sempre naquele momento. Com a recorrência do estudo naquele momento do dia acreditamos que será mais fácil e mais produtivo estudar.

Estou aqui para te dizer que talvez esse não seja o seu caso, assim como não foi o meu. Enquanto estudava minha rotina de estudos foi sendo adaptada várias vezes. Essas adaptações geravam impactos. Por isso, comecei a notar que toda vez que a minha rotina estava adaptada e tinha que ser alterada eu sentia mais dificuldade em estudar. Por isso, acabei suprimindo o momento de estudar da minha rotina.

Você deve estar pensando: É impossível alguém passar sem ter o momento de estudo na rotina! E você tem razão. O que eu quero dizer é que ao invés de ter um momento específico no meu dia para estudar, todo o momento em que eu não estivesse fazendo algo essencial tornou-se o momento de estudar.

O que é essencial

Comecei identificando o que era essencial. Na minha lista tinha: alimentação, higiene pessoal, exercícios físicos, trabalho, entretenimento e sono. A ideia era fazer com que essas tarefas fossem feitas de forma eficiente para “sobrar” mais tempo para o momento de estudar ser o maior possível.

Estudando mal ou bem o que determina a aprovação invariavelmente é o tempo total de estudo. No entanto, o sono e o trabalho são tarefas com tempo inegociável. Significa dizer que você precisa dormir tempo suficiente para estar no topo da sua produtividade, assim como o tempo de expediente deve ser dedicado ao trabalho.

Foi assim que eu acabei criando uma rotina para a minha alimentação, construindo marmitas congeladas aos domingos. Nesse mesmo dia era quando lavava a pilha de louças, roupas e relaxava o resto do dia.

Durante a semana logo que acordava saia para correr. Esse era o exercício diário, embora não fosse algo que eu gostasse de fazer, durante essas corridas algo batia nas minhas ideias, parecia que era o momento em que tudo que eu havia estudado fazia sentido. Isso acontece até hoje – esse artigo surgiu da inspiração que ocorreu durante corrida. Por isso, acredito que os exercícios são essenciais – sugiro a leitura: Estudar ou Ser Fit.

Tudo para deixar mais eficientes essas tarefas, sobrando apenas o entretenimento como última barreira para ter o máximo de tempo disponível para o momento dos estudos. O que me levou a vigiar o tempo que eu gastava com os momentos de curtição, conforme falei nessa postagem:


 

Pequenas melhorias

Quando estudar, tornou-se todo o momento em que não estava fazendo nada essencial, dei mais um passo: todos os lugares da minha casa tornaram-se ninho de estudo, conforme expliquei nesse vídeo:

https://youtu.be/kmN3dZtLKAo

Além disso, sem nem saber que estava praticando o 5am Club, comecei a acordar cada vez mais cedo, pois sentia que durante a manhã, depois de correr, era o horário em que estava mais disposto – mesmo não sendo uma pessoa matinal. Estava seguindo alguns pontos da doutrina de Hal Elrod descrita no livro Milagre da Manhã. Caso não conheça indico ler o livro antes de criticar, embora a técnica seja muito criticável.

Essas pequenas melhorias e ajustes foram fazendo com que eu criasse o meu jeito de estudar. Assim como você deve criar o seu. É muito bom saber o que os outros estão fazendo, desde que não seja para copiar exatamente tudo que fazem. Use apenas o que pode servir e descarte o resto até montar a sua rotina.

O post Quando estudar apareceu primeiro em Jornal de Brasília.



from R7 - Brasil https://ift.tt/3Ec9oYR
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário