BC: Para próxima reunião, Copom antevê outro ajuste da mesma magnitude

BC

Após acelerar o ritmo do aperto monetário ao elevar a Selic em 1,50 ponto porcentual, para 7,75% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sinalizou que deve fazer um novo ajuste de mesma magnitude na próxima reunião, em dezembro. Com isso, a taxa básica de juros encerraria o ano em 9,25% ao ano.

"O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária", repetiu o BC.

Após subir a Selic em 1,00 p.p. na reunião de setembro, o Copom também havia sinalizado a intenção de manter o "plano de voo" com novo ajuste de 1,00 ponto em outubro. De lá para cá, porém, o cenário mudou, com a alta persistente da inflação e a manobra do governo na semana passada para alterar a regra do teto de gastos, comprometendo a âncora fiscal.

No comunicado desta quarta-feira, 27, o colegiado foi enfático ao reconhecer que essa alteração nos rumos fiscais pesou na decisão de apertar o passo na alta da Selic, apesar do desempenho mais positivo das contas públicas nos últimos meses.

"O Comitê avalia que recentes questionamentos em relação ao arcabouço fiscal elevaram o risco de desancoragem das expectativas de inflação, aumentando a assimetria altista no balanço de riscos. Isso implica maior probabilidade de trajetórias para inflação acima do projetado de acordo com o cenário básico", destacou o Copom.

Mesmo com essa alteração de cenário, o BC manteve seu balanço de riscos com fatores em ambas as direções. Por um lado - de inflação menor -, o Copom voltou a citar uma possível reversão, ainda que parcial, do aumento recente nos preços das commodities internacionais em moeda local. Por outro lado - de inflação maior -, o Copom voltou a citar que novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia, que pressionem a demanda agregada e piorem a trajetória fiscal, podem elevar os prêmios de risco do país.

Estadão Conteúdo

O post BC: Para próxima reunião, Copom antevê outro ajuste da mesma magnitude apareceu primeiro em Jornal de Brasília.



from R7 - Brasil https://ift.tt/3nv3ifs
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário