Três em cada quatro conhecem alguém que morreu por covid-19

Idosos e mais escolarizados conhecem mais pessoas que morreram por causa da covid-19
Idosos e mais escolarizados conhecem mais pessoas que morreram por causa da covid-19 Rovena Rosa/Agência Brasil

Três em cada quatro brasileiros conhecem alguém que morreu em decorrência da covid-19, seja um parente, um amigo ou um colega de trabalho. A perda de pessoas próximas para a doença é ainda mais frequente entre as pessoas com mais de 60 anos de idade, quem fez faculdade e entre brasileiros que recebem até um salário mínimo (R$ 1.100) por mês.

Os dados fazem parte de uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta segunda-feira (3). O relatório, encomendado ao Instituto FSB, foi produzido a partir de pesquisa amostral com entrevista de 2.010 pessoas, entre 16 a 20 de abril.

Entre estes brasileiros que conhecem vítimas, mais da metade perdeu amigos (53%), outros 25% se despediram de parentes e 15% tiveram colegas de trabalho mortos pela doença.

Perfil das pessoas que perderam conhecidos

Entre as mulheres, 77% disseram que perderam pessoas queridas para a doença, enquanto esse percentual chega a 74% entre os homens.

Em relação à idade, os mais velhos são aqueles que mais conhecem pessoas que perderam a batalha para a doença. Entre idosos com mais de 60 anos, 78% conhecem alguém que morreu assim. Entre brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, por outro lado, 65% perderam pessoas próximas.

Os mais escolarizados também lideram o ranking entre os que conheciam vítimas da doença. Entre os brasileiros com ensino superior, 77% eram próximos de mortos pela covid-19. O percentual cai para 74% entre aqueles que estudaram até a quarta série.

A renda é outro ponto que chama a atenção: 78% dos brasileiros que ganham até um salário mínimo (R$ 1.100) conhecem alguém que foi a óbito. Entre os que ganham mais de 5 salários mínimos (R$ 5.500), esse percentual cai para 70%.

Gravidade da pandemia

O levantamento também mostrou que cresceu a preocupação da população com a pandemia. A situação é considerada grave ou muito grave para 89% dos brasileiros. Além disso, 44% da população acreditam que o número de casos e mortes provocados pela pandemia de coronavírus vai aumentar ou aumentar muito nos próximos dois meses.

A idade mostra a diferença de expectativas dos brasileiros para os próximos meses: 54% da população de 16 a 24 anos acreditam que a contaminação vai piorar, 48% das pessoas entre 25 a 40 anos fazem a mesma avaliação, 40% da população entre 41 e 59 anos acham que o número de casos e mortes deve aumentar e 34% das pessoas com mais de 60 anos têm essa percepção.



from R7 - Brasil https://ift.tt/3thk6HN
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário