Inpe alerta sobre crise hídrica no inverno em SP e mais 4 estados

Rio Tibagi integra a bacia hidrográfica do Paraná, na região Sul do Brasil
Rio Tibagi integra a bacia hidrográfica do Paraná, na região Sul do Brasil Reprodução/Google Maps

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) publicou na quinta-feira (27) um alerta sobre a possibilidade de crise hídrica em razão da escassez de chuvas na região hidrográfica da Bacia do Paraná, que abastece cinco estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul) entre os meses de junho e setembro deste ano.

Segundo o órgão federal — ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações — é primeira vez que o SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) emite um Alerta de Emergência Hídrica, o que reforça a importância das previsões meteorológicas na antecipação e na redução de riscos para a população.

De acordo com os estudos de acompanhamento meteorológico realizados pelo SNM para o setor elétrico brasileiro, as perspectivas climáticas para a temporada de inverno 2021/2022 indicam que a maior parte da região central do país entrará em seu período com menor volume de chuvas (estação seca). 

"A previsão climática elaborada conjuntamente pelo INPE, INMET e FUNCEME indica para o período Junho-Julho-Agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do Rio Paraná. Essa previsão é consistente com a de outros centros
internacionais de previsão climática", diz o comunicado.

Total de chuva acumulada nos três primeiros meses de 2021

Segundo o SNM, a análise das chuvas entre outubro de 2019 e abril de 2021 para a bacia do Rio Paraná indicou que, com exceção de alguns meses nos quais as precipitações ficaram acima da média climatológica (dezembro/19, agosto/20 e janeiro/21), durante a maior parte do período houve predomínio de déficit de precipitação, principalmente a partir de fevereiro deste ano.



from R7 - Brasil https://ift.tt/3yKn8Io
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário