Governadores irão acionar STF contra depoimentos na CPI

Na imagem, oitiva da CPI da Covid no Senado
Na imagem, oitiva da CPI da Covid no Senado Jefferson Rudy/Agência Senado-27/05/2021

Governadores de ao menos 18 Estados vão ingressar com uma ação junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) ainda nesta sexta-feira (28) para evitar o depoimento de gestores estaduais à CPI da Covid no Senado Federal.

A informação foi confirmada ao R7 Planalto por Rodrigo Maia, presidente do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal. A ideia é apresentar o pedido por meio de uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

O argumento é de que a CPI não tem competência para convocar chefes estaduais do Poder Executivo para depoimento. “Há uma violação de princípio constitucional e entendemos que para preservar os dispositivos legais vamos levar essa questão no Supremo Tribunal Federal”, afirmou Maia.

Segundo o presidente do colégio, ao menos 18 Estados assinam a peça, entre governadores convocados e não convocados para depoimento à CPI.

Os governadores, no entanto, se dispõem a ir à CPI como convidados. A diferença é que os convocados são obrigados a falar como testemunhas e, portanto, podem ser presos se faltarem com a verdade.

Na última quarta-feira (26), a CPI aprovou requerimento de convocação de nove governadores e um ex-governador, do Rio de Janeiro, para prestarem depoimentos nas próximas sessões do colegiado. 

Entre os convocados estão os governadores Wilson Lima (PSC), do Amazonas; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal; Mauro Carlesse (PSL), de Tocantins; Carlos Moisés (PSL),  de Santa Catarina, Antônio Oliveira Garcia de Almeida (PSL), de Roraima; Waldez Góes (PDT), do Amapá; Marcos José Rocha (PSL), de Rondônia; Wellington Dias (PT), do Piauí, e o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).



from R7 - Brasil https://ift.tt/3hWyR0C
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário