Pacientes de Manaus internados com covid em MG recebem alta

Grupo vai voltar para Manaus ainda nesta quinta
Grupo vai voltar para Manaus ainda nesta quinta Reprodução / André Soares / Uberaba

Seis pacientes vítimas da covid-19 que foram transferidos de Manaus para Uberaba, a 480 km de Belo Horizonte, receberam alta nesta quinta-feira (28).

O grupo estava internado no Hospital Regional José Alencar, que tinha reservado uma ala exclusiva para receber os pacientes vindos da capital do Amazonas. Agora, eles serão levados para Uberlândia, a 537 km da capital mineira, onde devem pegar um voo comercial para Campinas. Na sequência, embarcam em uma viagem de quase 4 horas até Manaus. O transporte será custeado pelo Ministério da Saúde.

No total, outros seis pacientes vindos do Amazonas continuam internados em leitos de terapia intensiva na cidade mineira. A reportagem entrou em contato com a unidade de saúde e com a Prefeitura de Uberabaqu mas, até o momento, não recebeu uma previsão de quando o grupo restante será liberado.

Crise e ajuda de Estados

Com o colapso do sistema de Saúde da capital do Amazonas, pelo menos 150 pacientes foram transferidos para outras regiões do Brasil, em uma operação coordenada pela FAB (Força Aérea Brasileira). O Governador de Minas, Romeu Zema (Novo), chegou a anunciar nas redes sociais que o Estado iria disponibilizar leitos para crianças vindas de Manaus, mas, horas depois, voltou atrás.

Poucos dias depois, o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, confirmou que o Hospital Regional de Uberaba receberia 12 pacientes vindos do Norte. O número de pessoas precisando de transferência era maior, mas a prefeitura da cidade informou que a instituição só podia comportar parte daquele grupo.

O Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou que a cidade tinha separado cinco leitos pediátricos de terapia intensiva na Santa Casa da capital, mas, até o momento, nenhum paciente foi transferido.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel



from R7 - Saúde https://ift.tt/3j0mBdK
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário