Procon-SP fará auditoria nas contas de luz com aumento superior a 30%

Queixas sobre cobrança indevida da Enel subiram 373%
Queixas sobre cobrança indevida da Enel subiram 373% Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress - 2.4.2019

O Procon-SP anunciou que vai promover uma força-tarefa com especialistas da fundação para auditar contas de luz com aumento acima de 30% durante a pandemia do novo coronavírus.

O aumento de reclamações sobre o tema motivou a ação. De maio para junho, as queixas dos consumidores contra a Enel por cobrança indevida subiram 373%.

Leia mais: Tarifa para transferência entre contas pode variar até 450%

Em maio foram registradas 877 reclamações, enquanto em junho foram 4.151, sendo o pico dos atendimentos no dia 24, com mais de 1 mil registros.

Além da auditoria, O Procon-SP irá notificar a Enel individualmente para que esclareça os cálculos e detalhe como chegou ao valor final.

Veja também: Brasileiro deve manter controle financeiro e mais hábitos após crise

Entenda o caso

A medição do consumo de energia elétrica nas casas foi interrompida durante a pandemia do coronavírus devido à determinação de isolamento social.

Leia mais: Confira 5 dicas para não sair gastando na volta do comércio

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), então, autorizou que as companhias de energia realizassem a cobrança mensal pela média dos últimos doze meses.

E se for constatado o erro na conta?

Constatado erro no faturamento, a empresa deverá retificar a fatura e enviar uma conta com os valores corretos, sem cobrança de multa ou juros.

Para os casos em que, após análise da equipe, ficar constatado que o valor está correto, o Procon-SP vai exigir que a Enel ofereça o pagamento parcelado em oito vezes no boleto e em até 12 vezes no cartão de crédito.

Veja mais: Você sabia que pode autossabotar seu orçamento? Como identificar?

As irregularidades verificadas nas contas serão encaminhadas para a fiscalização e poderão gerar multa para a Enel.

Como funciona a reclamação?

1) Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do Procon-SP: site www.procon.sp.gov.br ou aplicativo (disponível para Android e iOS).

2) A conta será auditada e, após análise, uma nova fatura será emitida com o valor correto e nova data de vencimento.

Leia também: Como gerar renda no isolamento social e manter as contas em dia?

3) Feito o registro no Procon-SP, o consumidor deve aguardar o resultado da análise para só assim efetuar o pagamento da conta.

4) O pagamento em nova data, mesmo se o valor estiver correto, não terá cobrança de juros e poderá ser parcelado em até oito vezes no boleto ou em doze vezes no cartão de crédito.

Veja também: É hora de negociar aluguel, conta de telefone, TV a cabo e outros gastos?

5) Se o consumidor já efetuou o pagamento, mas não concorda com o valor também deve registrar reclamação; após a análise, se ficar constado aumento indevido, o valor será abatido nas próximas faturas.



from R7 - Saúde https://ift.tt/2BKy53P
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário