Bolsonaro adia reajuste no preço dos medicamentos

Bolsonaro firmou acordo com indústria para adiar reajuste de medicamentos
Bolsonaro firmou acordo com indústria para adiar reajuste de medicamentos Marcos Corrêa/PR - 27.03.2020

Em meio à epidemia do coronavírus, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que firmou acordo com a indústria farmacêutica para adiar o reajuste no preço dos medicamentos. O aumento começaria a valer a partir desta quarta-feira (1º).

O presidente usou a sua página na rede social Facebook para fazer o comunicado nesta terça-feira (31), à tarde.

A CMDE (Câmara de Regulação de Medicamentos) havia anunciado que, apesar de a pandemia do coronavírus, o reajuste estava mantido. A exceção era apenas para medicamentos e itens ligados ao tratamento do coronavírus.

Leia mais: Covid-19 é três vezes menos letal no Brasil do que na Itália

A secretaria executiva da CMED publicou, no Diário Oficial da União, que o Fator de Ajuste de Preços Relativos Entre Setores (Fator Y) foi fixado em 1,20%.

Considerando o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre março de 2019 e fevereiro de 2020, que alcançou 3,93%, a previsão de reajuste médio dos medicamentos seria de 4,08%, com  variação entre 3,15% e 5,13%.  

Mais cedo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), procurada pela reportagem do R7, disse que "os ministérios que compõem a CMED estavam em contato constante tratando de definir a situação do reajuste dos preços dos Medicamentos para 2020. Os percentuais ainda não estão definidos".

Na segunda-feira (30), a Raia Drogasil anunciou que decidiu não repassar o reajuste dos preços dos medicamentos no mês de abril. E que a iniciativa fazia parte de um conjunto de ações da empresa para auxiliar no combate ao avanço do coronavírus.

 



from R7 - Saúde https://ift.tt/2WYCdFW
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário