ONU recomenda que participantes não compareçam em evento

Aviso de Guterres tem base na análise da equipe de políticas de emergência
Aviso de Guterres tem base na análise da equipe de políticas de emergência JUSTIN LANE/EPA/EFE - 21.02.2019

A ONU (Organização das Nações Unidas) decidiu recomendar que as milhares de pessoas que viajariam a Nova York para participar da Comissão sobre a Situação das Mulheres - um dos maiores encontros que as Nações Unidas realizam todos os anos - não o façam por causa da epidemia de coronavírus.

De acordo com a recomendação feita pela Secretaria-Geral da entidade, o evento não seria cancelado, e sim realizado de forma reduzida, apenas com a participação das delegações que normalmente trabalham em Nova York e sem a realização de diversos eventos paralelos já planejados.

A decisão se baseia na rápida mudança da situação gerada pela Covid-19 e na necessidade de encontrar um equilíbrio entre o trabalho da ONU e as preocupações com a saúde, disse o porta-voz Stéphane Dujarric à Agência Efe.

Segundo Dujarric, a recomendação do secretário-geral, António Guterres, tem como base a análise da equipe que se ocupa das políticas de emergência e das consultas realizadas entre os serviços médicos das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A decisão final está nas mãos dos Estados-membros, que se reunirão na próxima segunda-feira (2) para discutir a situação com o secretariado da Comissão. A Secretaria Geral implementará qualquer decisão tomada pelos governos, disse o porta-voz.

Fontes diplomáticas disseram à Efe que os países devem seguir a sugestão de Guterres, portanto, será cancelada a viagem a Nova York de ministros e diplomatas de todo o mundo, assim como de representantes de organizações de mulheres que participam desta reunião todos os anos.

Mais de 11 mil pessoas se inscreveram neste ano para participar das reuniões da Comissão, que tem data entre 9 e 20 de março.

Segundo fontes da organização, é normal que nem todos os inscritos participem, e a participação costuma ser de cerca de 7.000 pessoas, o que faz deste um dos maiores eventos anuais na sede da ONU em Nova York, juntamente com as reuniões da Assembleia Geral em setembro.

Sobre as futuras reuniões intergovernamentais, Dujarric explicou que a ONU irá analisar a situação "caso a caso, levando em conta as particularidades de cada reunião e a evolução das circunstâncias".



from R7 - Saúde https://ift.tt/38bJnZ6
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário