Coronavírus deve preocupar quem vai a blocos do pós-Carnaval?

Apenas quem está doente deve evitar aglomerações, afirmam especialistas
Apenas quem está doente deve evitar aglomerações, afirmam especialistas Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo - 25.2.2019

O Carnaval já passou, mas milhões de brasileiros ainda devem ir às ruas neste fim de semana para os bloquinhos que fecham a temporada de festa. Com um caso confirmado de covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV2) no Brasil, aumenta a preocupação em relação à disseminação da infecção.

Em São Paulo, por exemplo, o fim de semana será com grandes blocos, como de Anitta, Daniela Mercury e Preta Gil.

No entanto, autoridades de saúde reforçam que não há motivo para pânico, já que o único caso brasileiro foi importado da Itália. Não há livre circulação do coronavírus no Brasil.

"A nossa preocupação sempre foi as pessoas saírem do Brasil. Aqui as pessoas estão dentro de um bioma em equilíbrio, já existem a comunicação e o volume de anticorpos próprios do nosso ecossistema. Essa pessoa foi para a Itália, totalmente fora da faixa etária de Carnaval, um homem de 60 anos, volta, faz o seu quadro infeccioso...", afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta semana.

Leia também: Ministério calcula cerca de 300 casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Em São Paulo (estado que teve o primeiro caso de covid-19), o coordenador do centro de contingência criado para monitorar o coronavírus, o infectologista David Uip, voltou a ressaltar nesta sexta-feira (28) que não há necessidade de medidas restritivas. 

"Não adianta parar o estado, parar a cidade, por conta do que nós temos hoje. Nós temos hoje um caso de coronavírus e temos milhares de casos de influenza, milhares de casos de dengue. Então, cada coisa ao seu momento."

A principal recomendação de especialistas ouvidos pelo R7 é para que apenas pessoas que estejam doentes, com sintomas gripais, como tosse, espirro e coriza, evitem sair de casa. Isso inclui bloco de Carnaval, cinema, shopping e outros lugares.

A higiene é apontada como a melhor forma de prevenção. Lavar as mãos por 20 segundos com água e sabão ou, na falta, utilizar álcool gel é uma das maneiras mais eficazes de evitar a contaminação por vírus e bactérias.

Dicas práticas para evitar o coronavírus:



from R7 - Saúde https://ift.tt/2TczGpr
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário