Mulher tem urina roxa após internação: é comum?

O caso de uma paciente chamou atenção de médicos na França. A mulher de 70 anos apresentou coloração arroxeada em sua urina após dez dias de internação devido a um AVC (derrame cerebral). Apesar de incomum, a ciência já classificou a doença como síndrome da urina roxa.

Ao chegar no hospital, foi colocado um cateter urinário na paciente devido à paralisação de parte do corpo como consequência do acidente vascular cerebral. Enfermeiros estranharam a cor de sua urina e, então, exames constataram maior acidez e a presença de uma bactéria chamada Klebsiella pneumoniae no trato urinário.

Síndrome da urina roxa

A síndrome da urina roxa foi discutida pela primeira vez em 1978. É caracterizada por uma reação química que ocorre quando certas bactérias entram em contato com triptofano, uma substância geralmente encontrada em medicamentos e alimentos.

Quando microrganismos, como a bactéria apresentada pela francesa, reagem com o triptofano, há a produção de novas químicas no organismo, sendo uma azul (índigo) e uma vermelha (indirubina). Quando essas químicas se misturam no trato urinário, transformam a urina de amarela para roxa.

A urina roxa é uma síndrome rara, porém de fato pode acometer pessoas internadas com cateter urinário, visto que o cateter leva todos os reagentes do trato urinário para uma bolsa - onde ocorrem as reações químicas.

Após quatro dias tomando soro pelas veias, tanto a acidez quanto a coloração da urina da paciente voltaram ao normal. Ela ainda se encontra internada devido ao AVC. Seu caso foi compartilhado por especialistas no periódico The New England Journal of Medicine.

Se a doença não é tratada, pode levar a outras patologias. Isso porque as substâncias criadas podem ser transportadas para outros órgãos do corpo e provocar doenças mais graves.

O que a urina diz sobre sua saúde

 Veja quais cores da urina revelam doenças de rim ou fígado

Descubra se espuma na urina pode indicar perigo


Confira o que o cheiro de seu xixi revela sobre você




from R7 - Saúde https://ift.tt/2NBKl97
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário