Delegado da PF admite que dona do navio grego ainda será notificada

Manchas de óleo atingem mais de 300 praias
Manchas de óleo atingem mais de 300 praias REUTERS/Lucas Landau

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (4), em Brasília, o delegado da Polícia Federal Franco Perazzoni afirmou que a Delta Tankers, dona do navio grego acusado de vazar o óleo que atingiu mais de 300 praias do Nordeste brasileiro, ainda não recebeu a notificação para prestar esclarecimentos. "Ela será notificada por nossa parceria com a Interpol", disse.  

Segundo o delegado, a empresa não será indiciada, apenas notificada para dar sua versão do suposto derramamento de óleo e enviar documentos necessários à investigação. "Só haveria indiciamento com provas materiais do vazamento, mas ainda não existem", explicou.

Perazzoni fez questão de destacar que o navio grego Bouboulina deve ser tratado como suspeito, não culpado pelo acidente ambiental. "Pode ser que lá na frente, se surgir uma informação diferente, tenhamos que refazer a investigação pensando em uma outra data do vazamento", admitiu.

O delegado contou que a investigação é muito difícil, por ter de contar com a colaboração de diversos países, "cada um com sua legislação". "Temos força com a Interpol, mas ela não tem direito de entrar na jurisdição de outros países", comentou."

Além do delegado da PF, a entrevista  contou com representantes do Ibama, do ICMBio e da Marinha. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, participou apenas do início do evento.

O ministro declarou que o governo não faz ideia da quantidade de óleo que pode chegar ao litoral brasileiro. "É uma situação inédita. Esse desastre nunca aconteceu no Brasil, até no mundo. Esse óleo não é perceptível pelo satélite", disse Azevedo.

"Não sabemos a quantidade derramada do que está por vir", acrescentou.

Leia também: Bolsonaro diz que 'pior está por vir'

A investigação da Marinha do Brasil e da Polícia Federal aponta o navio-tanque de bandeira grega Bouboulina como principal suspeito de causar as manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste, desde o dia 30 de agosto.

A embarcação foi encontrada navegando nas áreas de manchas, transportando óleo cru de um terminal de carregamento de petróleo da Venezuela, com destino à África do Sul.



from R7 - Brasil https://ift.tt/2JP4uqR
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário