O alto impacto da ginástica artística interfere no crescimento?

A ginasta Flávia Saraiva (à dir.), 19, que levou bronze, tem 1, 45 m de altura
A ginasta Flávia Saraiva (à dir.), 19, que levou bronze, tem 1, 45 m de altura EFE/ Orlando Barría - 29.7

Flávia Saraiva, 19, é a ginasta mais baixa da delegação brasileira. Tinha 1,33 m no Pan Toronto 2015 e hoje, no Pan Lima 2019, tem 1,45 m. Outra grande estrela da ginástica artística, Arthur Zanetti, 29, mede apenas 1,56 m.

A baixa estatura dos atletas da modalidade chama a atenção, levantando a dúvida: ginastas são menores por causa do exercício ou os melhores atletas são pequenos porque isso ajuda na performance?

Leia também: Hormônio do crescimento atua para evitar perda de peso

As duas respostas estão corretas. O centro de gravidade mais próximo da terra contribui para o desempenho dessa atividade e o alto impacto do exercício pode influenciar no fechamento da cartilagem entre os ossos, interferindo no crescimento, segundo a endocrinologista pediatra Louise Cominato, presidente do Departamento de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

"O hormônio do crescimento é estimulado pela atividade física, portanto a prática de qualquer esporte, inclusive da ginástica artística, ajuda a criança a crescer. No entanto, o impacto mais alto pode fechar a cartilagem de crescimento, levando a criança ficar menor antes da hora. Isso é uma possibilidade, não uma regra", afirma. 

Ela explica que estudos mostram que a ginástica artística não interfere no crescimento. No entanto, existe a possibilidade de que o alto impacto, praticado todos os dias, como fazem os atletas profissionais, atrapalhe o crescimento.

Isso leva ao fechamento precoce das cartilagens do crescimento, localizadas no espaço entre os ossos, impedindo a atuação do hormônio do crescimento. Essas cartilagens estão presentes nos ossos longos, como braços e pernas.

Veja também: Veja quais são os problemas ligados ao crescimento infantil

"Essas placas fazem com que os ossos cresçam. Depois que as cartilagens fecham, e pessoa não cresce mais, que é o que acontece no adulto. Se um adulto toma hormônio de crescimento, ele crescerá nas extremidades, como mãos, pés e orelhas, mas não mais em altura", diz.

A médica ressalta que o hormônio do crescimento tem uma função metabólica não apenas ligada ao crescimento, mas também ao aumento da massa magra, de osso e músculos, e da redução da gordura do corpo.

"O que existe bem documentado é que o esforço de alto rendimento, não só na ginástica artística, mas nos esportes de maneira geral, leva meninas a demoarem mais a menstruar, pois se alteram os hormônios da puberdade. Atrasando a menstruação, atrasa também o espirão de crescimento", afirma.

Saiba mais: Flavia Saraiva conquista bronze para o Brasil na ginástica artística

"O que pode acontecer com essas meninas é que enquanto estão praticando ginástica estão menores porque não fizeram o estirão, mas quando esse esforço é diminuído, o ciclo hormonal se estabelece e ela volta a crescer", completa.

Louise cita como exemplo o caso da ex-ginasta romena Nádia Comaneci, conhecida por ter recebido a primeira nota 10 da modalide na história. No auge da carreira, aos 14 anos, media 1,45 m. Em dois anos, cresceu 18 cm, chegando a 1,63 m de altura. "Ela tinha a puberdade atrasada", explica. 

A mulher brasileira menstrua, em média, aos 12 anos e meio de idade. A primeira menstruação após os 14 anos é considerada atrasada. As meninas crescem até os 15 anos e meninos, até 17, segundo a médica. 

Ela destaca que crianças podem praticar ginástica artística como hobby sem problemas. "O risco de levar ao fechamento da cartilagem é zero. Elas podem fazer duas a três vezes por semana sem problema algum. No caso de atletas, são cerca de cinco horas diárias de treino. É bem diferente. É alto rendimento", afirma.

Um pediatra é capaz de avaliar se uma criança está dentro da curva de crescimento. "Quando está muito abaixo da estatura, é preciso investigar para descartar problemas hormonais, síndromes genéticas e doenças crônicas", orienta.

Ginástica artística masculina dá show e conquista ouro no Pan: 

 



from R7 - Saúde https://ift.tt/332uIy8
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário