A cidade de São Paulo começa uma campanha contra o sarampo nesta segunda-feira (10). O Ministério da Saúde havia divulgado que a campanha seria nacional, mas nesta sexta-feira (8) afirmou que ela se restringirá a São Paulo.
A meta é imunizar 2,9 milhões de pessoas. Segundo a Secretaria de Estado de São Paulo, a medida foi definida com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo ao considerar que a capital é "um grande ponto de chegada e saída de viajantes de todo o mundo".
Leia também: Sarampo: quem nasceu até ano 2000 pode ter tomado só 1 dose da vacina
A campanha vai até 12 de julho, sendo o “Dia D” em 29 de junho. O público-alvo são pessoas entre 15 e 29 anos. "Essa faixa etária é mais vulnerável a infecções, tendo em vista a menor procura pela segunda dose da vacina", afirmou a secretaria por meio de nota.
Neste ano, foram regitrados 51 casos de sarampo no Estado de São Paulo, contra apenas 3 no ano passado.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível durante o ano todo nos postos de saúde.
Saiba mais: Estudo comprova que vacina contra o sarampo não causa autismo
Ela deve ser ministrada em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). O imunizante é contraindicado para gestantes e imunodeprimidos.
A secretaria afirma que, no ano passado, o Estado de São Paulo ultrapassou a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo. Foram imunizadas mais de 2,1 milhão de menores na faixa de 1 a menores de 5 anos, o que corresponde a 97% do público-alvo. Na capital, a cobertura foi de 95,9%.
Medo de sarampo? Tire todas as suas dúvidas sobre a doença:
from R7 - Saúde http://bit.ly/2wJVooB
via IFTTT
0 comentários:
Postar um comentário