Considerado um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde das crianças, o teste do pezinho é realizado em 100% das crianças nascidas na rede pública do Distrito Federal. Por aqui, a triagem neonatal, nome formal do procedimento, é feita de forma ampliada, detectando 30 doenças diferentes – o que coloca a capital federal como referência.
A recomendação do Ministério da Saúde é para a detecção de apenas seis doenças. Nesta quarta-feira (5) celebrou-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho.
“Até 2008, a orientação era que as mães levassem os recém-nascidos à Unidade Básica de Saúde para fazer o teste. Mas, a partir daquele ano, mudamos a dinâmica e passamos a fazer o exame em todas as crianças no dia da alta. Isso fez nossa cobertura pular de 67% para 100%”, explica a coordenadora do Centro de Referência de Doenças Raras, Maria Teresinha Cardoso.
Para as crianças que precisam ficar internadas, como os prematuros, o teste é feito normalmente no terceiro dia, no quinto dia e no 30º dia de internação. “Ninguém fica sem fazer”, frisa a médica. […]from Noticias – Ativa FM 98.1 http://bit.ly/2IpCngm
via IFTTT

0 comentários:
Postar um comentário