Entenda o que pode levar à morte súbita, como ocorreu com modelo 

O modelo Tales Cotta morreu neste sábado (27), após sofrer mal súbito no SPFW
O modelo Tales Cotta morreu neste sábado (27), após sofrer mal súbito no SPFW Reprodução/Instagram

A morte súbita ocorre por problemas cardíacos que podem ser de conhecimento do paciente, ou não, afirma o cirurgião cardiovascular Marcelo Sobral, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. De acordo com Sobral, a morte súbita pode ocorrer por infartos, arritmias cardíacas, malformação congênita e por hipertrofia cardíaca — inchaço do coração. Segundo o clínico geral Alfredo Salim, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a maioria das mortes súbitas ocorre com uma arritmia cardíaca seguida de uma parada do coração.

Neste sábado (27), o modelo Tales Alvarenga, 26, de nome artístico Tales Cotta, morreu após sofrer um mal súbito ao desfilar para a marca estreante Ocksa, na SPFW (São Paulo Fashion Week). Tales foi socorrido pela equipe de resgate do evento após demaiar na passarela e foi levado ao hospital Sorocabana, na Lapa, mas não resistiu. Não se sabe ainda a causa da morte. 

Leia também: Artérias podem ter idade diferente da idade biológica do paciente

O cirurgião afirma que existe uma diferença entre mal súbito e morte súbita. "O mal súbito ocorre quando a pessoa está bem e, de repente, apresenta uma tontura ou desmaia. É um sintoma agudo e sem sinais e logo a pessoa pode voltar a ficar bem ou o coração pode parar. Já a morte súbita, que também ocorre de maneira repentina, a pessoa está bem e, sem causa aparente, ela morre, seja por um infarto, ou arritmia", explica Sobral, que afirma que o mal súbito também pode ser seguido de uma morte súbita.

Salim afirma que a morte súbita entre idosos, geralmente, é ocasionada por um infarto, problemas de circulação embolia pulmonar ou AVC, e é mais comum que o paciente tenha conhecimento das doenças. Entre os jovens, o clínico afirma que a morte súbita é menos comum, mas pode ser ocasionada por malformações cardíacas e doenças congênitas, como problemas nas válvulas cardíacas.

Saiba mais: Problemas emocionais podem desencadear a hipertensão

Fatores externos, como o uso de drogas, álcool, medicamentos, cigarro, jejum prolongado e alterações na alimentação, com falta de potássio, também podem causar esse tipo de morte.

Salim afirma que, a maioria das pessoas que sofrem uma morte súbita, já teve algum sintoma, como tontura, desmaio ou falta de ar, mas não deu a devida atenção .

Veja também: Infarto na mulher pode passar despercebido. Menopausa preocupa

Ambos os médicos afirmam que a morte pode ser evitada quando a pessoa, ao ter um mal súbito e ter uma parada cardíaca, for submetida à massagem cardíaca. Sobral afirma que é necessário verificar os sinais vitais da pessoa, procurando a pulsação do paciente e, se não houver, iniciar a massagem cardíaca. O procedimento deve ser feito até que a ajuda médica chegue.

Para realizar a massagem cardíaca, o cirurgião orienta que a pessoa junte as mãos e apoie a parte mais gordinha da mão, próxima ao polegar e ao punho, no meio do osso da caixa toráxica e pressionar, com o braço bem esticado, colocando o peso do corpo para massagear. 

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Existe câncer de coração? Conheça curiosidades sobre o órgão:

 



from R7 - Saúde http://bit.ly/2PBUuD8
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário