PGR denuncia Chinaglia e Cunha por lavagem de dinheiro

Eduardo Cunha e Arlindo Chinaglia, denunciados pela PGR
Eduardo Cunha e Arlindo Chinaglia, denunciados pela PGR Montagem/R7

A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ) e outras 15 pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a empreiteira Odebrecht. A denúncia foi divulgada em comunicado do Ministério Público Federal desta quarta-feira (24). Chinaglia e Cunha negam as acusações. 

A denúncia, feita com base em delações e planilhas, é um desdobramento da Operação Lava Jato. Ele é assinada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras e narra de forma detalhada o esquema que envolveu o grupo Odebrecht para o pagamento de vantagens indevidas, em troca de apoio na Câmara dos Deputados para pautas de interesse da empresa.

Os crimes teriam ocorrido entre 2008 e 2014. Segundo a acusação, o deputado federal Arlindo Chinaglia solicitou vantagem indevida e recebeu promessa do executivo Marcelo Odebrecht de pagamento no valor total de R$ 10 milhões, por meio do então deputado federal Eduardo Cunha. O pagamento teria sido contrapartida a atuação em benefício dos interesses da empresa em questões relativas aos projetos hidrelétricos do Rio Madeira, no estado de Rondônia.

A denúncia aponta que Arlindo Chinaglia recebeu pelo acordo, em vantagens indevidas, R$ 8,7 milhões, em 36 pagamentos.

Segundo o MPF, para distanciar ainda mais o dinheiro derivado de crimes antecedentes praticados, a organização criminosa realizou operações financeiras por meio de pessoas físicas e jurídicas vinculadas direta e indiretamente ao grupo Odebrecht e ao beneficiário final dos valores, o deputado federal Arlindo Chinaglia.

O ex-deputado federal Eduardo Cunha, outro denunciado, está preso desde 2016 e já sofreu duas condenações na Operação Lava Jato do Paraná, sendo uma pena de 14 anos e 6 meses e a outra de 15 anos e 11 meses.



from R7 - Brasil https://ift.tt/3utuKwP
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário