Vendas nos shoppings no Natal caem 12% na comparação com 2019

Queda de 12% foi pior do que a esperada pelo setor
Queda de 12% foi pior do que a esperada pelo setor Cesar Conventi /Fotoarena/Folhapress - 22.12.2020

As vendas dos shoppings centers no Natal deste ano caíram 12% em comparação com a mesma data comemorativa do ano passado. Os dados foram publicados nesta terça-feira (29) pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) e apurados pela Cielo para compor o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado).

A queda de 12% foi pior do que a esperada pela Abrasce, que havia projetado um recuo de 2% para o período. O setor foi afetado pelo aumento nas restrições no horário de funcionamento por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus, além de diminuição no pagamento do auxílio emergencial pelo governo.

O presidente da entidade, Glauco Humai, afirmou, em nota, que, apesar de negativo, o resultado confirma a resiliência dos shoppings e suas lojas, que chegaram a acumular uma perda de 90% nos primeiros meses de quarentena, mas recuperaram as vendas gradualmente nos meses seguintes. 

Leia mais: Varejo eletrônico deve crescer 64% nas vendas durante o Natal

"Vínhamos com uma queda média de 25% nas vendas (nas últimas quatro semanas) e a força do período nas vendas do Natal fez esse índice subir. [...] Só não foi ainda melhor devido ao retrocesso nas imposições de mais restrições por parte do governo", explicou Humai, referindo-se às limitações nos horários de funcionamento.

A pesquisa também mostrou que o tíquete médio das compras no Natal de 2020 foi de R$ 197, alta de 5,9% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. 

Em comunicado conjunto, o presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Nabil Sahyoun, destacou que a parceria entre os lojistas e donos dos estabelecimentos têm sido fundamental para a recuperação dos negócios.

"A sinergia entre os lojistas e empreendedores foi fundamental para seguirmos com resiliência", declarou Sahyoun. "Temos nos ancorado em toda e qualquer oportunidade de negociação e retomada de vendas, sempre cuidando da saúde, mas muito preocupados com a manutenção dos empregos do setor", completou.

Em ordem de grandeza, as administradoras de shopping centers já abstiveram mais de R$ 5 bilhões em adiamento e suspensão de despesas aos lojistas considerando aluguéis, condomínios e fundos de promoção.



from R7 - Saúde https://ift.tt/2WTBX9V
via IFTTT
Share on Google Plus

About Brasileiro Nato

Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis.

0 comentários:

Postar um comentário