A internet virou um verdadeiro campo de guerra após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) decidir contra a prisão em segunda instância, ou seja, permitindo que um indivíduo seja preso apenas quando o processo judicial seja transitado em julgado, concluído sem chances de recursos.
Leia também: STF decide contra prisão após segunda instância por 6 votos a 5
O termo STF foi buscado mais de 200 mil vezes nas últimas 24 horas no Google e figurou como uma das palavras mais citadas no Twitter.
Lula, que é um dos beneficiados mais celebres com a decisão, que movimenta as claques eleitorais contra e a favor do ex-presidente, foram mais de 431 mil menções no twitter.
Leia mais: Força-tarefa prevê impacto da decisão do STF na Lava Jato
Maso tema também gerou questionamentos mais genéricos. Alguns internautas classificaram a decisão dos ministros do Supremo como um endosso a impunidade, já que uma pessoa só poderá ser presa após esgotado todos os recursos.
"Absurdo! Inacreditável! Precisamos urgentemente votar a PEC da prisão após 2ª instância! A pressão agora vai cair sobre o Congresso", escreveu um internauta, em referência a um projeto em trâmite na casa legislativa que pretende tratar sobre o assunto.
Leia mais: Defesa de Lula vai pedir sua soltura após decisão do STF
Ainda não se sabe ao certo quantos presos no país podem se beneficiar da decisão tomada por 6 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal.
Outros internautas, por sua vez, comemoram a decisão, justamente por ela poder favorecer que o ex-presidente Lula deixe a prisão. Seus advogados inclusive já anunciaram que vão pedir sua soltura após o julgamento do STF.
"É isto? Lula Livre? Está decisão vai poder soltar o Lula? Podemos comemorar?", questionou um outro internauta.
Muitos usuários, por sua vez, começaram movimentos chamando manifestações pelo país, contra a decisão do STF.
"Sem prisão após segunda instância, como teremos uma sociedade mais justa e menos violenta? Vamos para a rua!", escreveu um perfil no Twitter.
Uma onda de memes, montagens engraçadas ou sarcásticas, também se proliferou pelas redes sociais e grupos de mensagens do mundo digital, dando um tom de humor nas reações, contrárias e fávoraveis a decisão da Suprema Corte do Brasil, e também em relação ao ex-presidente Lula.
from R7 - Brasil https://ift.tt/2X2L8UH
via IFTTT
0 comentários:
Postar um comentário